sábado, 10 de outubro de 2009

QUEM FAZ ANOS?

Mirita Casimiro
Maria Zulmira Casimiro de Almeida, popularmente conhecida como Mirita Casimiro, foi uma actriz portuguesa que nasceu em Viseu, no dia 10 de Outubro de 1914 e morreu em Cascais, no dia 25 de Março de 1970.
Oriunda de uma família ligada à tauromaquia, estreia-se em Lisboa na revista Viva à Folia no Teatro Maria Vitória. Artista de opereta, interpreta com o papel de travesti na peça João Ninguém. Sobe ao palco do Teatro Variedades com o espectáculo de enorme êxito Olaré Quem Brinca (1933). Frequentemente, nas comédias em que participava, interpretava canções tradicionais da Beira Alta, envergando trajes típicos e mostrando a pronúncia de Viseu.
Estreia-se no cinema sob a direcção de Leitão de Barros – Maria Papoila (1937), é «um retrato admirável da oposição do mundo rural (…) em grande parte devido à genial criação de Mirita Casimiro» (citação de João Bénard da Costa no livro Histórias do Cinema, 1991).
Casa-se com Vasco Santana no ano de 1941, formando com este uma dupla de enorme êxito. Anos depois, após uma polémica separação com o actor, instala-se no Brasil (1956) onde trabalha sem obter grande popularidade. Volta a Portugal em 1964 e integra o elenco do Teatro Experimental de Cascais afastando-se do teatro popular.
Interpreta, sob a direcção de Carlos Avilez a peça de García Lorca A Casa de Bernarda Alba (1966) e, seguidamente, A Maluquinha de Arroios (1966) de André Brun e O Comissário de Polícia (1968) de Gervásio Lobato.
Em 1968 sofre um grave acidente de viação no Porto. Impossibilitada de voltar aos palcos, morre aos 56 anos na sua residência em Cascais e nessa vila foi atribuído o seu nome ao Teatro Municipal Mirita Casimiro. Na cidade de Viseu o seu nome é recordado noutra sala de espectáculos que recebeu o nome de Auditório Mirita Casimiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário