sexta-feira, 16 de outubro de 2009

QUEM FAZ ANOS?

Oscar Wilde
Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, nasceu em Dublin, a 16 de Outubro de 1854 e morreu em Paris, a 30 de Novembro de 1900.
Criado numa família
protestante, estudou na Portora Royal School de Enniskillen e no Trinity College de Dublin, onde sobressaiu como latinista e helenista. Ganhou depois uma bolsa de estudos para o Magdalene College de Oxford. Começou a ter uma vida social bastante agitada, sendo logo caracterizado pelas atitudes extravagantes. Foi convidado para ir aos Estados Unidos a fim de dar uma série de palestras sobre o movimento estético por ele fundado, o esteticismo, ou dandismo, que defendia, a partir de fundamentos históricos, o belo como antídoto para os horrores da sociedade industrial, sendo ele mesmo um dandi. Em 1883, vai para Paris e entra para o mundo literário local, o que o leva a abandonar seu movimento estético. Volta para a Inglaterra e casa-se com Constance Lloyd, filha de um rico advogado de Dublin, indo morar em Chelsea, um bairro de artistas londrinos. Com Constance teve dois filhos, Cyril, em 1885 e Vyvyan, em 1886. O melhor período intelectual de Oscar Wilde é o que vai de 1887 a 1895.

Em 1892, começa uma série de bem sucedidas comédias, hoje clássicos da dramaturgia britânica:
O Leque de Lady Windernere (1892), Uma mulher sem importância (1893), Um marido ideal e A importância de ser fervoroso (ambas de 1895). Publica contos como O Príncipe Feliz e O Rouxinol e A Rosa, que escrevera para os seus filhos, e O crime de Lord Artur Saville. O seu único romance foi O retrato de Dorian Gray. A situação financeira de Wilde começou a melhorar cada vez mais, e, com ela, conquista uma fama cada vez maior. O sucesso literário foi acompanhado de uma vida cada vez mais mundana. As atitudes tornaram-se cada vez mais excêntricas.

Em
Maio de 1895, após três julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, por "cometer actos imorais com diversos rapazes".
Após a condenação a vida mudou radicalmente e o talentoso
escritor viu, no cárcere, serem consumidas a saúde e a reputação. Foi libertado em 19 de Maio de 1897. Poucos amigos o esperavam na saída, entre eles o maior, Robert Ross. Passou a morar em Paris e a usar o pseudónimo Sebastian Melmoth. As roupas tornaram-se mais simples, e o escritor morava em um lugar humilde, de apenas dois quartos. A produtividade literária é pequena.
Oscar Wilde morreu de um violento ataque de
meningite (agravado pelo álcool e pela sífilis) às 9h50min do dia 30 de Novembro de 1900.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nota: É com algum carinho que aqui recordo este escritor.
Oscar Wilde já faz parte da história da SIT.
A representação de O Leque de Lady Windermere deixou-me recordações, algumas experiências, vivências e ensinamentos que jamais esquecerei.
Antes de mais, foi a magia da própria peça. Mas também e fundamentalmente o companheirismo, a solidariedade e os bons momentos de amizade e convívio que o grupo sempre viveu e conheceu.
Esta foi uma peça onde a vertente educativa nos seus mais variados aspectos esteve sempre presente e que a representação teatral desenvolve e aperfeiçoa.
Toda a equipa deu o seu melhor com muito esforço, empenho e dedicação.
Durante bastantes noites e um sem número de ensaios... tantas horas e representações...
Éramos uma família.
Para mim foi uma honra enorme ter podido participar nesta peça.

Sem comentários:

Enviar um comentário